PSL , respeite a Bahia e o povo baiano.

“Com tiranos não combinam brasileiros corações”. Hino da Independência do Brasil na Bahia

Na última quarta-feira, 22 de maio, o líder do PSL, partido do presidente Bolsonaro, atacou o Estado da Bahia durante uma sessão no Congresso nacional. O deputado goiano Delegado Valdir disparou seu ódio contra nosso Estado a plenos pulmões dizendo que “A BAHIA É UM LIXO. A BAHIA É UM LIXO GOVERNADO PELO PT”.

É de causar espanto que declarações com tamanho ódio e xenofobia encontrem no Congresso Nacional um ambiente propício para serem reproduzidas. O deputado delegado Valdir reproduziu algo que nós baianos e nordestinos conhecemos muito bem, um preconceito há muito alimentado contra o nordeste, contra nosso povo, contra nossas tradições e a nossa cultura. 

Entendemos também que tamanho ódio é fruto de um ressentimento e inconformismo com a manifestação que o povo baiano deu nas urnas nas eleições de 2018. Aqui o projeto  político de privatizações, entrega da soberania nacional, retirada direitos e ataques as liberdades democráticas de Bolsonaro não obteve respaldo, vencendo em apenas 4 dos 417 municípios baianos.


Os partidos políticos que assinam essa nota manifestam seu mais profundo repúdio  e indignação com essa declaração de um deputado que é a liderança do partido do governo federal no Congresso. Diferenças políticas com um partido que administra o governo do Estado não estão acima do respeito para com o povo da Bahia. Temos orgulho da Bahia, orgulho do nosso povo, da nossa cultura e das nossas tradições. Somos os filhos e filhas de Luiza Mahin,  Maria Filipa, Manoel Faustino, João de Deus, Sabino e Joana Angélica, herdeiros de uma História de resistência contra a tirania e opressão.

 

Lídice da Mata
Deputada Federal e Presidenta do PSB/BA


Everaldo Anunciação
Presidente do PT/BA


Everaldo Augusto
Presidente do PCdoB/BA


Fábio Nogueira
Presidente do PSOL/BA

 

SSA-B

 (71) 99126-2455

  psolbahia50@gmail.com